REGULAMENTO
1. CAPÍTULO I – Da Denominação e Participação
Art. 1º - Por este regulamento se baseará todo e qualquer campeonato de futebol de campo que tem como objetivo uma integração através do esporte, resgatando a participação de agremiações tradicionais do futebol amador.
Art. 2º - Participarão destes campeonatos equipes intermunicipais, conforme relação abaixo:
1 – Boa Esperança – ( Lastro-PB)
2 – Major Sales
3 – Malhada – (Alexandria – RN)
4 – Associação Atlética ( Caiçara – RN)
5 – Caiçara Futebol Clube ( Caiçara – RN)
6 – 17 de junho ( Lastro – PB)
7 – Braga Sport Clube ( Pau dos Ferros – RN)
8 - Marcelino Vieira – RN
9 - Bom de Bola ( Tenente Ananias – RN)
10 – Brejo dos Santos – PB
11 – Real Madrid – ( Tenente Ananias – RN)
12 – Vieiropolis - PB
a) Estar com seus atletas devidamente inscritos até a data pré-estabelecida pela comissão organizadora, com 22 ( vinte e dois) atletas inscritos;
b) Pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais;
c) As agremiações, por seus representantes, ficarão à disposição da comissão organizadora, sempre que forem solicitados, para tratar de assuntos relacionados à sua organização e realização;
2. CAPÍTULO II – Da Premiação
Art. 3º - À agremiação primeira colocada será atribuído o título de CAMPEÃO, habilitando-se a receber a respectiva premiação – troféu, medalhas para seus atletas e uma quantia de R$ 1.000,00 ( hum mil reais).
§ 1º - Além da equipe campeã, as agremiações que ficarem em segundo lugar receberá troféu e medalhas e uma quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais) e terceiro lugar troféu e medalha e uma quantia de R$ 300,00 (trezentos reais).
§ 2º - O departamento da Comissão Organizadora informará, oportunamente, o dia e o local para a entrega das premiações, para as agremiações que ficarem em 1º, 2º e 3º lugares, mais goleiro menos vazado, o goleador e o melhor jogador da competição.
3. CAPÍTULO III – Da Condição de Jogo dos Atletas
Art. 4º - Cada atleta poderá inscrever-se uma única vez e somente por uma agremiação, infringindo este artigo, a equipe será automaticamente eliminada da competição.
Art. 5º - Somente poderão participar da competição os atletas que estiverem com sua inscrição homologada pela comissão organizadora.
§ único: Para ingressar no campo de jogo o atleta deverá estar com sua CARTEIRA DE
IDENTIDAE / RG, ou Carteira de Motorista e apresentar ao mesário da competição, caso contrário não poderá jogar e permanecer dentro do campo de jogo.
Art. 6º - Cada agremiação deverá contar com, no mínimo, 02 (dois) jogos de camisetas com cores distintas, evitando-se a realização de partidas com uniformes similares, ficando determinada previamente pela comissão organizadora qual agremiação utilizará o uniforme de nº 2;
PARÁGRAFO ÚNICO – A agremiação que deverá trocar o uniforme será sempre a equipe mandante, ou no caso, a equipe que fica a esquerda da tabela de jogo;
Art. 7º - Após a realização da primeira partida da agremiação, somente poderão prosseguir na competição os atletas cujos nomes constarem na respectiva ficha de inscrição, em poder do mesário e da comissão organizadora.
Art. 8º – Caberá exclusivamente as agremiações exigir exame médico dos seus atletas, atestado que estão aptos a participarem da competição, sem qualquer risco à sua saúde ou integridade física, ficando a comissão organizadora isenta de qualquer responsabilidade.
Art. 9º- É obrigatório o uso de material completo ( camisa, calção, Meião para todos os jogadores, sendo que a ausência de tal material impedirá a participação na partida.
Art. 10º- O atleta que se apresentar com atraso, após o início do jogo, estando sua equipe inferiorizada em número de atletas, poderá ser integrado para completar sua equipe.
§ 1 – para iniciar a partida, a agremiação deverá contar, no mínimo, com 07 (sete) atletas;
§ 2 – se a partida já estiver iniciada e a agremiação contar com 11(onze) jogadores, o atleta que se apresentar com atraso não poderá ser inscrito para participar da mesma.
§ 3 – Não poderá participar das competições, o atleta que tenha praticado infrações disciplinares e que ainda esteja cumprindo a respectivas pena, em edições passadas de campeonatos organizados pelo município.
§ 4 – Todos os agentes (atletas, membros de comissão técnica, dirigentes, colaboradores e torcedores identificados) que se envolveram em tumulto grave ou promoveram agressões físicas ou verbais aos árbitros e auxiliares, mesários, atletas ou dirigentes adversários, além de ir a julgamento pela comissão organizadora, poderão responder pelas eventuais ações cíveis ou penais pertinentes ao caso, independentemente das sanções impostas às suas agremiações e banido automaticamente do campeonato.
4. CAPÍTULO IV – Das Disposições Gerais
Parágrafo Único: As substituições são estipuladas da seguinte forma: cinco (05) substituições geral. Sendo que todo o atleta substituído deverá retirar-se de campo imediatamente.
Art. 11º - No decorrer das partidas, o árbitro fará uso dos cartões vermelho e amarelo, quando verificar a ocorrência de infrações disciplinares por parte dos atletas.
Parágrafo Primeiro: o atleta que acumular durante as partida 03 (três) cartões amarelos ficará, automaticamente, fora da próxima rodada e, o que receber o cartão vermelho, além de expulsão da partida em curso, ficará sem condição de jogo para a próxima rodada, independentemente do julgamento a ser realizado pela comissão organizadora.
Parágrafo Segundo: Os efeitos dos cartões recebidos e o cumprimento da suspensão automática independem de comunicação ou notificação oficial da Comissão Organizadora, sendo responsabilidade exclusiva das equipes disputantes da competição o controle.
Art. 12º - Só poderão participar das partidas os atletas que estiverem com a inscrição homologada pela comissão organizadora e estiverem com o documento de identidade para apresentar no início da partida.
Art. 13º- É vedada a participação de atletas que tenham qualquer tipo de registro ou cadastro em Federações Esportivas Estaduais, que atue como profissional ou que não preencham os requisitos do artigo anterior.
Art. 14º- Cada clube poderá relacionar na ficha geral de inscrição, um número máximo de 22 (vinte e dois) atletas, sendo que a referida ficha será recebida em data e hora designada pela Comissão Organizadora do evento, não sendo permitida a inclusão ou substituição de atletas após o prazo previsto para inscrições.
§ 1 - Em caso de lesão grave, onde está possibilite o jogador de continuar atuando nos jogos, o responsável pela equipe deverá informar a comissão organizadora, através de um ofício digitado, juntamente com um laudo médico, assinado e carimbado, para realizar qualquer alteração.
§ 2 – Todos os atletas inscritos na ficha geral de inscrição estarão aptos a partir da competição, independentemente da fase, podendo ser relacionado por jogo, dezoito (18) atletas, o técnico, massagista e preparador físico, todos devidamente identificados. A numeração dos jogadores é livre.
Art. 15º - É vedada a participação de atletas Profissionais, que esteja com contrato em vigor. Somente poderão participar ex. atletas profissionais que comprovem o prazo de 02 (dois) anos da última súmula assinada. Caso for comprovada a irregularidade, a equipe perderá os pontos da (s) partida (s).
Art. 16º- Todos os atletas ficaram vinculados aos seus respectivos clubes. Caso haja consenso na sua liberação, o clube deverá emitir um ofício para o atleta liberado, e este entregar a Comissão Organizadora, onde consta que foi liberado para determinado clube ou para quem tiver o interesse.
5. CAPÍTULO V – Das Condições Finais
Art. 17º- Os jogos serão realizados de acordo com as regras oficiais. Salvos os ajustes constantes neste regulamento, com dois (2) tempos de 40 (quarenta) minutos com 15 (quinze) de intervalo.
Art. 18º- A comissão Organizadora não se responsabiliza por nenhum tipo de acidente ocorrido antes, durante ou após o término da partida.
Art. 19º - Os casos omissos a esse regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
Art. 20º- A coordenação poderá, a qualquer momento da disputa e ao seu critério, modificar datas, horários, locais de jogos, expedir resoluções e ou marcar reuniões, para resolver dúvidas e ou fixar normas a respeito deste regulamento.
Art. 21º - As equipes não terão direito a veto em relação a escolha da arbitragem, cabendo sua escalação e coordenação de evento ou associação contratada.
Art. 22º - Em caso de agressão a membros da comissão organizadora, arbitragem, as agremiações e atletas envolvidos serão automaticamente eliminados e sofrerão as penas impostas pelo regulamento, além das medidas cíveis cabíveis ao caso, sem direito a protestos e re-julgamentos.
6. CAPÍTULO VI – Das Infrações e das Penalidades as Agremiações
Art. 23º- Incluir em sua equipe atleta que esteja suspenso ou impedido de atuar:
Pena: Perda dos pontos da (s) partida (s) em que atuou.
Art. 24º- Desistir de disputar, depois de iniciada, por abandono de campo, simulação de contusão e desinteresse nas jogadas ou, tentar impedir, por qualquer meio, o seu prosseguimento.
Pena: Perda de 03 (três) pontos, revertidos à equipe adversária;
Art. 25º- Apresentar uniforme dos padrões recomendáveis.
Pena: 1ª advertência, 2ª perda de 02 (dois) pontos.
Art. 26º- Da mesma forma, componentes das comissões técnicas, representantes legais das agremiações, colaboradores e torcedores identificados poderão sofrer sanções, decorrentes de suas atitudes nas partidas, independentemente das penalidades impostas à agremiação.
Art. 27º- Os casos de infrações Disciplinares serão julgados pela Comissão Organizadora, baseada neste Regulamento. A junta será composta por três (03) integrantes, nomeados pela Comissão Organizadora.
Art. 28º- PROTESTOS: As Agremiações terão 48 (quarenta e oito) horas após o término da partida para entregar o referido Protesto. Sendo este digitado e assinado pelo responsável da Agremiação.
7. CAPÍTULO VII – Da forma de disputa
Art. 29º - Os jogos serão disputados SÁBADOS e DOMINGOS no estádio Wilson da Rocha na cidade de Tenente Ananias – RN, sendo uma (1) Partida realizada aos Sábados e duas (2) realizadas aos Domingos de acordo com a tabela do campeonato.
Art 30º - O critério de classificação obedecerá o seguinte critério, dois (2) grupos com 6 (seis) times designado GRUPO A e GRUPO B, sendo jogos entre si, onde na primeira fase se classificam 4 (quatro) equipes de cada grupo e duas (2) serão eliminadas. A segunda fase se classificam dois (2) de cada grupo sendo dois (2) eliminados. A semifinal será disputada no critério de ida e volta, sendo dois (2) jogos. A FINAL será apenas UM (1) jogo, sem vantagem alguma para qualquer equipe, havendo empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois (2) tempos de 15 (quinze) minutos, persistindo o empate a disputa será nos Pênaltis na primeira fase, com cinco (5) atletas escolhidos pelas respectivas comissões, havendo empate, as cobranças serão alternadas até que se encontre um vencedor.
8. CAPÍTULO VIII – Consideração Final
Art 31º - A comissão organizadora da 1ª COPA JANDUI FERNANDES de futebol de campo, fica a disposição das equipes participantes para quaisquer esclarecimentos em se tratando desse regulamento, qualquer dúvida entrar em contato com o número 84 9976-1763 ( Marcos ou Zé Roberto)
Atenciosamente
COMISSÃO ORGANIZADORA DA 1ª COPA JANDUI FERNANDES
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